Meu interesse pela banda é recente. Mesmo já a conhecendo de ouvir falar há anos, nunca me despertou o interesse em ouvi-la com atenção. Contudo, desde que assisti o vídeo da apresentação natalina deles, fui me deixando cativar e perceber a preciosidade que estava ali no meu play. Se você é fã de longa data, perdão pelas asneiras. Se você não conhece ou também nunca deu muita bola, essa é uma boa oportunidade de mudar de opinião. A seguir, 5 clipes que mostram a singular consistência lírica e criativa da banda:

for KING & COUNTRY – god only knows

Segundo single do álbum Burn The Ships (2018), atingiu a segunda posição do US Hot Christian Songs e 24º no Billboard Bubbling Under Hot 100. Com uma mensagem profundamente intimista, a crítica a descreveu como uma “emocionante faixa cheia de esperança”, uma luz para quem vive ou convive com a depressão e o suicídio.

No clipe, a banda quis retratar uma jovem mulher que, desesperada, busca no suicídio a resposta. A ideia é que, para muitos, ela é uma mulher bonita que vive em uma bela casa e, por isso, teria uma vida boa. No entanto, as aparências podem esconder o sofrimento de muitas pessoas.

Com um ótimo jogo de câmeras, o vídeo conta sobre perspectivas. Da jovem cometendo suicídio e a versão dos amigos intervindo confortando-a. Nada substitui o auxílio de um profissional nesses casos, contudo, pequenas atitudes como um abraço ou um sorriso podem ajudar a mudar a trajetória de uma vida. No final do vídeo, a banda deixa o contato da National Suicide Prevention Line, uma atitude louvável que mostra uma banda que vai muito além de discursos e palavras bonitas. Particularmente, acho a For King And Country uma banda conectada com a vida.

for KING & COUNTRY – burn the ships

O vídeo foi filmado no Lady Washinghton, uma embarcação do filme Piratas do Caribe. A temática foi inspirada em uma história sobre um explorador que chegou com seu navio em um novo território, mas teve medo de explorá-la, por isso, preferiu seguir em frente. A banda usa esse conto para abordar sobre quantos de nós ficam presos pela vergonha ou pela culpa do passado e não conseguem ir em frente, desbravar o novo.

A banda conta que o disco também foi inspirado num episódio ocorrido com a Courtney, esposa do Luke, durante a gravidez do filho Phoenix. Ela estava tomando medicação anti-náusea e acabou se viciando nele. Eles relatam que foi uma grande batalha para saber como superar a situação, uma vez que, isso estava comprometendo a saúde física e emocional dela. Com um grande esforço, ela conseguiu quebrar a dependência dizendo que queria estar presente por completo em sua própria vida, que aquele seria um novo dia e que não mais iria olhara para trás.

for KING & COUNTRY – pioneers

Com um cenário deslumbrante e uma qualidade técnica impecável, os irmãos foram para a Islândia com suas esposas para gravar o clipe de “Pioneers”. Mais uma vez a humanidade do duo se mostra de uma forma profundamente empática.

A escolha pela locação faz referência a como você pode se sentir só mesmo estando em uma relação. O tema foi escolhido não só para falar de algo pessoal, mas para questionar um dado dos Estados Unidos onde 50% dos casamentos terminam em divórcio. A mensagem do grupo é que vale a pena continuar, vale a pena acreditar e fazer por onde uma relação perdurar. E que para isso é necessário que ambos reconheçam suas falhas e se comprometam a ajudar um ao outro pelo amor que os uniram.

for KING & COUNTRY – joy.

Que clipe! Que mensagem! Lembro bem quando vi essa música pela primeira vez. Fiquei maravilhado e repeti pelo menos umas três vezes. Não apenas por sua beleza estética, mas pela letra que veio como um bálsamo na alma.

Em uma época de noticiários e dias tão atribulados, relembrar sobre a importância da alegria é algo acalentador. Ainda mais quando a mensagem é sincera, sem clichês, apenas a transparência de quem viveu e compartilhou a necessidade de fixar nossos olhos em quem nos traz real alegria.

Joy ficou no topo da Billboard´s Digital Christian Chart e no número 2 da Hot Christian Songs Chart. Ela também é reflexo de um episódio difícil na vida do Luke quando enfrentou, por cinco anos, uma doença digestiva que quase o tirou a vida (ele chegou a pesar apenas 56kg). O irmão falou que esse episódio o aproximou mais de Deus que o ensinou um nível de alegria na qual ele não trocaria por nada.

Durante a doença ele chegou a publicar:

“Tem sido a maior ferramenta em me ensinar sobre a graça de Jesus e, por causa disso, essa doença é algo que não posso deixar de agradecer a Deus. Me ensinou, ALEGRIA!”

O clipe possui duas versões: uma oficial, simulando apresentadores retrôs de TV abordando tristes noticiários, tendo a alegria como as cores que trazem vida a um cenário preto e branco. No final, tudo vira uma festa, basta mudarmos a perspectiva que vemos as coisas.

A segunda versão é um incrível one-shot, feito para ser visto em smartphone, gravado na Orlando Magic’s Arena. Também seguindo a estética preto e branco, os caras saem dos bastidores andando, cantando e interagindo com outros músicos sem parar até entrar no palco para uma explosão de alegria onde tudo ganha cor. O resultado é incrível.

for KING & COUNTRY – Live from Phoenix

Fabuloso! Não poderia terminar essa lista sem mencionar desse show incrível. Até quem não é fã de música natalina deve reconhecer a beleza dessa apresentação. Com um jogo de luz e uma presença de palco instigante, os caras conseguem transformar canções populares em um espetáculo.

Sobre o Autor

Modernizar o passado é uma evolução musical.

Posts Relacionados