Sabemos os diversos desafios de ter uma banda no Brasil e ainda mais quando se trata de metal cristão. Mesmo com todo o preconceito que ainda persiste, o gênero tem diversos nomes interessantes que conseguiram um lugar no “mainstream”, mas a seguir, resolvemos destacar uma vertente ainda mais específica no estilo e nem sempre tão conhecida: bandas de metal cristão que cantam em português. Algumas delas ainda em atividades, muitas outras deixaram apenas o legado. Eis:

Albra – Cidade Urbana (2011)

Bandassa! Quem ainda não ouviu, pode dar o play abaixo que é sucesso. Vinda de Curitiba-PR, a Albra (Power Metal), por enquanto, só tem esse registro gravado. Segundo a banda, o disco foi “produzido por Felipe Andreoli (Angra, 4Action) em 2010. Contou ainda com participações de grandes expoentes do heavy metal brasileiro, como Thiago Bianchi (Noturnall) e Marcelo Moreira (Almah e Burning in Hell).”

Imperial – Imperial (2008)

Difícil encontrar informações sobre a banda, mas eles nos presentearam com uma baita Metal Opera. Mesmo com uma qualidade de gravação não tão boa, os cearenses marcaram seu nome na história do metal nacional apesar de, infelizmente, não serem tão conhecidos. Participaram odo projeto integrantes das bandas:
Evangelyon, Sebaoth, In Aternum Mortis e Veritas. Ouça, compartilhe e preserve essa preciosidade.

https://youtu.be/N9XTfdv5XyY

Seiva Bruta – Vale das Sombras (2013)

Transitando entre o Heavy e Hard Rock, o Seiva Bruta mostrou muita qualidade técnica e letras inspiradas no seu único trabalho até o momento. Na estrada desde 2006, os mineiros anunciaram nova gravação em 2017, mas até agora não tivemos novidades. Esperamos boas novas em breve!

Angel’s Fire – O Conto (2018)

Desde 2005, os recifenses da Angel´s Fire marcam presença no cenário nacional com seu Symphonic Metal. Um gênero tradicionalmente em inglês, o grupo inova trazendo um disco 99% em português. No entanto, a recepção do disco tem extrapolado as fronteiras nacionais, ganhando repercussão na Itália, Estados Unidos e até Japão. Vale a pena dar uma conferida nesse dedicado trabalho.

https://youtu.be/IY7vilXRuPo

Eterna – Spiritus Dei (2014)

Não é desse disco que o Eterna manda faixas em português. Desde a demo “Alguém Fundamental”, de 1996, a banda já canta na língua de origem. Shema Israel (1997) e Terra Nova (2002) também trazem canções em português, mas é em Spiritus Dei que a banda abre mão quase que por completo do inglês, e isso por opção própria. Certa vez ouvi em entrevista que a escolha foi para se aproximar mais dos fãs. A iniciativa é bem louvável, mas provavelmente balança o coração depois do perfeito Epiphany (2004).

https://youtu.be/0iBoB91fOJ4

Certamente há diversos outros trabalhos que merecem a menção, mas isso aí a gente deixa para vocês nos comentários.

Sobre o Autor

Modernizar o passado é uma evolução musical.

Posts Relacionados