De um tempo para cá tenho me debruçado em conhecer mais sobre música latina. Antigamente eu não curtia muito a língua espanhola, mas tenho mudado gradativamente de opinião.

O som feito pelos nossos vizinhos é carregado de personalidade e originalidade. Ao contrário da importação plástica que fazemos dos gringos, os demais latinos unem a globalização à sua cultura, não suprimindo-a como muitos aqui. Assim nasce o Reggaeton, um caldeirão de estilos musicais que reúne reggae, hip hop e música eletrônica com boas pitadas de elementos culturais latinos.

Remontando do final da década de 70, mas ainda soando novidade para nós brasileiros, o Reggaeton traz uma energia contagiante. É meio impossível não se mexer com esse ritmo. Cantado geralmente mesclando o espanhol e o inglês, o Reggaeton foi, por um bom tempo, associado à letras de forte apelo sexual (semelhante ao nosso funk), no entanto, isso não é mais uma realidade. O gênero também é visto como “música urbana”, por isso, tem sido utilizado para temáticas mais sociais, abordando dilemas como drogas, racismo e violência. No caso da vertente cristã, também há uma proposta baseada na realidade, mas muitas letras são destinadas a adoração à Deus.

Preparamos uma playlist com os principais nomes do gênero para você curtir ou se introduzir no assunto. Sugestões são muito bem-vindas:

Ouça também pelo Deezer!