Keith Green

Keith Green

Há exatamente trinta e três anos atrás, o mundo perdia um de seus maiores compositores. No dia 28 de julho de 1982, Keith Green embarcou em um avião particular com dois de seus filhos mais novos e uma família de plantadores de igrejas. O avião caiu logo após decolar, matando todos a bordo. Apesar de ter morrido muito novo, com 28 a nos de idade, sua música e legado como compositor, artista e ministro de louvor continua impactando e transformando vidas e ministérios nos dias atuais.

Keith Green foi um músico muito respeitado, era amigo íntimo de Bob Dylan, e seu legado como artista transcende suas canções. Ele foi pioneiro no sistema de vendas “pague quanto quiser”, muito adotado hoje em dia em sites como CDBaby, Bandcamp e NoiseTrade, tudo isso por volta de 1979. E antes disso ele também foi responsável pelo modelo “Compre um e Ganhe outro”, Green solicitava que as livrarias cristãs que vendessem seu CD, dessem outro CD de graça para que a pessoa pudesse presentear um amigo.

Ao longo de sua vida, Green se esforçou ao máximo para ser mais do que um cantor. Ele estava sempre envolvido em projetos missionários, ajudando viciados em recuperação, ex-prisioneiros, missões urbanas e muito mais. Apesar de sua influência, ele manteve uma visão conflituosa de sua própria carreira e fama. Certa vez ele disse o seguinte:

“Tudo o que eu quero é construir o Reino de Deus e vê-lo crescer, não o meu próprio reino. Se alguém escreve um grande poema, ninguém dá louvor ao lápis que foi usado na composição, mas sim ao criador do poema. Bom, eu sou apenas um lápis nas mãos do Senhor. Não louvem a mim, louvem a Ele.”

Banning Liebscher, fundador e diretor do ministério Jesus Culture, em sua entrevista à RELEVANT MAGAZINE, disse o seguinte:

Keith Green deu à igreja muito mais do que apenas sua música; Ele nos deu sua vida. Sua devoção sincera para com o Senhor criou um verdadeiro impacto sobre toda uma geração. Keith Green era a própria mensagem. Sua música era meramente uma extensão de sua vida. Ainda hoje, ele nos desafia a viver corajosamente para Jesus, entregando tudo para Aquele que nos deu Tudo. Meu coração continua a ser sacudido pela forma como a paixão de Keith Green por Jesus mostrou-se em seu amor extravagante pelas pessoas. Ele não permitiria que as paredes do templo o impedissem de expressar seu sincero amor pelos irmãos. Sou muito grato a Deus pela vida do Keith Green e pelo impacto que ele continua a exercer sobre todos nós.

Logo abaixo seguem 11 canções do Keith Green que ajudaram a transformar a música na igreja. Essas músicas e suas letras mostram como o seu legado ainda é relevante.

 Oh Lord, You’re Beautiful

I Pledge My Head to Heaven

Create In Me a Clean Heart

There is a Redeemer

Make my life a praye to You

Rushing Wind

Your Love Broke Through

Prodigal Son Suite

When I First Trusted You

Run to the End of the Highway

I Can’t Believe It

https://www.youtube.com/watch?v=nHrUYPd2O58

Esse artigo pode ser encontrado em sua versão original no site da Relevant Magazine. Tradução livre.

Sobre o Autor

“A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias.” ― G.K. Chesterton

Posts Relacionados

  • Renoir Gomes

    Como dizia Augustin Louis Cauchy …”um homem morre mas as suas obras permanecem” …
    Keith Green deixou um legado…

  • Quando eu olho para a obra e para a vida desse cara, é como se eu levasse um soco na boca do estomago.