João Dias | @jd_sunymar

2020 foi um ano difícil e marcado por muitas situações atípicas que nos fazem refletir sobre a vida e ações que colocam a nossa fé à prova. Mas, graças a Deus, a música detém de um poder sobrenatural para acalantar momentos turbulentos. Ah! E desde já quero agradecer ao Spotify pela excelente retrospectiva que me faz trazer esses sons para essas categorias.

Vocal Livre – Quem de Nós

Para começar, eu quis unir um som de coro com grandes vozes. Então, eu contemplei a
versão alternativa de “Quem de Nós” dos irmãos adventistas Vocal Livre ao lado de
Daniela Araújo, Mauro Henrique e o atual vocalista da banda católica Rosa de Saron.


Amen Jr – Você Me Faz Tão Bem

Após polêmicas e indecisões pessoais sobre o que é o mercado da música gospel, os
manos do Amen Jr deixou todo mundo de cabelo em pé sobre ser ou não ser uma banda
“gospel”. Mas, eu particularmente não estou me importando muito com isso. Se eu consigo enxergar uma mensagem cristã no material eu coloco na minha lista SIM. E vocês Amen Jr, por
favor, só continuem fazendo música! Mesmo achando importante se posicionar.


Leonardo Gonçalves – Sentido

E para encerrar, destaco o álbum Sentido, do Leonardo Gonçalves, porque teve todo o primor e excelência de sempre. E claro, além de compreender tudo o que o artista passou em sua vida pessoal para chegar nesse material. A regravação da faixa “Tapeceiro” chegou com um clipe massa bonito de se ver.


ØM-53 – Found The Light

Entrando na vibe internacional, começo com o synthpop bem anos 80 da banda americana ØM-53 e o single Found the Light.


RED – Declaration

A minha segunda opção fica com o álbum Declaration do RED. Os caras vieram inspirados. Cada faixa é legal de ouvir.


Gable Price and Friends – Fractioned Heart

Por fim, seria até injustiça o álbum debut do Gable Price and Friends não aparecer entre os favoritos. O estilo indie rock com visual vintage me pegou de jeito! A faixa “Communion” soube me trazer para perto de Deus em vários momentos esse ano. Fazia tempo que eu não sentia isso. Por isso foi tão especial para mim. Sou muito grato pelo Alesson que fez um ótimo texto. Isso provocou um baita cartão de visita para conhecer o som dos caras. Você é o responsável. Valeu mesmo!


Como menção honrosa deixo como aposta o Pedro Valença, moço conhecido por fazer parte do Vocal livre. O rapaz lançou esse ano o EP “Horizontal” e a faixa que abre esse trabalho muito me agradou se chama “Pra Fica” um pop típica de rádio. Na cena internacional fica para o famoso Jeremy Camp por todo legado e conjunto da obra narrado na telona atrelado ao EP  com sua parceira Adrienne Camp chamado “The Worship Project”. 

 


Continua na próxima página…