Embora eu “vira e mexe” pego a mim mesmo escutando algumas canções bem isoladas do NEEDTOBREATHE (como “Brother” e “Bridges Burn”), não me considero o maior fã e maior entendedor do assunto quando falamos da banda da Carolina do Norte que conquista sempre uma legião de admiradores desde 1998. Perco meu lugar de fala por isso, será?

De maneira nenhuma considero a banda subestimada, eles são talentosos e sabem como fazer uma canção virar jam. Apenas integro grande parcela dessa tacada à voz do Bear Rinehart que, com absoluta certeza, faz todo o diferencial aqui.

Pretendo fazer, como de costume faço, um review bem despretensioso sem analisar tecnicamente faixa por faixa, mas como todo um conjunto funciona bem quando uma banda ou artista segue a fórmula que outrora deu certo. É o caso de Into the Mistery.

Com 12 faixas, e vou aqui destacar o fato de, graças ao Divino, não termos títulos em caixa alta (confesse comigo que você também não vê graça nessas estilizações) e que, mesmo com a perda de um ‘form member’, a saída de Bo Rinehart no ano passado, não alterou em nada o que já tínhamos consumido até aqui. O fato incrível de num período pandêmico a banda ter lançado dois álbuns no período de um ano é feito louvável, diga-se de passagem.

Into the Mistery foi gravado em um processo de imersão, onde os integrantes resolveram morar juntos por três semanas em uma casa histórica na Columbia enquanto gravavam o álbum. A pegada musical não difere muito também do que já vimos no decorrer, o rock alternativo que flerta com nuances de country e fica muito bom.

Quero destacar as presenças que sabiamente são sempre escolhidas pra duetos e parcerias. Nesse projeto tivemos a presença de Jon Foreman na faixa “Carry Me”; a baladinha deliciosa de escutar “Don’t Throw The Good Things Away” em parceria com Nathalie Hemby; e provando que nem só de “Before He Cheats” se sobrevive, a queridinha do country contemporâneo, mas ainda sim Cringe, Carrie Underwood, nos dá a voz em  “I Wanna Remember”, vivaz canção que serviu como single-amostragem do que estaria por vir.

Into The Mistery virou também um documentário que será lançado nas andanças da Into the Mistery Tour, com a participação de Switchfoot e The New Respects (adoro essa coligação que essas três bandas, junto da Colony House tem feito. Eu votaria pra Casa Branca, inclusive), que começa em setembro e pasmem, materializa a esperança de que a pandemia não conseguiu roubar os concertos ao vivo de nós.

NEEDTOBREATHE é música pra cantar com o peito cheio de alegria, por isso te convido, “entre os mistérios” da vida e da eternidade, celebrar com esse disco excelente que temos por aqui.