Guilherme Scardini, um desconhecido e despretensioso rapaz que esporadicamente entrega canções que pedem para serem ouvidas em um fim de tarde de sol em uma varanda. 

Venho aqui para apresentar uma das composições que não somente me faz relaxar, mas que me faz refletir sobre algumas verdades que afetam quem sou… A música se chama Eu Vim do Céu, do seu singelo disco Varandeiro. Minha intenção não é apresentar a intenção do compositor, pois sei que o resultado não chegaria a ter a exatidão exigida para tal tarefa, mas pretendo mostrar minha forma de enxerga-la e instigar reflexões, atribuindo à música, assim como às variadas expressões de arte, a capacidade de ressignificação.

Quando ouvi esta música pela primeira vez, precisei de algum tempo, e algumas doses de replay, para organizar o que estava ouvindo com o que estava sentindo. Neste momento de reflexão, me veio a mente uma das minhas passagens bíblicas favoritas, talvez a que mais me impressiona em toda a Bíblia, que é Filipenses 2, do verso 5 ao 11, na qual relata-se a vinda de Jesus ao mundo como um auto esvaziamento de sua glória divina. Este “esvaziar-se” é conhecido na Teologia como Kenosis, que vem do grego kenoo (esvaziar, tornar vazio). Tendo em vista esta doutrina da tradição cristã, que por si só já carrega certo teor paradoxal que discutirá como Jesus pode ter se esvaziado e, ao mesmo tempo, ser o divino Filho de Deus (?), meu desejo não é trazer esta discussão teológica, mas apontar para o paradoxo da Kenosis contido na música: A realeza e a simplicidade do eu lírico.

Observando os trechos seguintes, gostaria de destacar a estrutura composta pela presença de antíteses, que seguem até o fim da canção:

“Eu vim de uma pequena rua

 Onde a vida flutua,

Não se apressa o tempo

Passa em seu lugar...

Eu vim da mais bela avenida

 Tão cheia de vida,

Não demora o tempo

Vou te apresentar...”

Uma das coisas que mais me tem encantado na caminhada de fé é reconhecer as variadas formas as quais Deus se revela a nós, sendo o amigo, o Senhor, o rei, o pastor, e, embora tudo isso, o único Deus. Poderia até citar certo cantor que me veio à mente, que, assim como eu, gostaria de “entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”. Não creio que há contradições no ser, caráter e atributos do Deus que me é revelado nas Escrituras, mas isso não determina o meu total entendimento dos aspectos que lhe são atribuídos ao longo dos textos bíblicos. Não me considero menos cristão ou menos filho de Deus por tal realidade, só me faz acreditar ainda mais que este Ser vai muito além de meu entendimento humano.

Voltando a falar da música, que é o objetivo (perdão!), é incrível pensar no que Jesus fez e em tudo o que isso implicou: Deixar a glória de Sua casa para vir ser o Verbo encarnado, a interpretação material do Deus que Ele é. Não há explicação para tamanho sacrifício que seja este Senhor vir a ser servo. Ao demonstrar a simplicidade de Seu Reino, Cristo nos chama a contemplar sua Kenosis, para que exercitemos tal exemplo de humildade.

Cantemos e contemplemos os paradoxos do nosso Deus, cientes de que o nosso Rei se apresentou ao mundo como o maior servo sofredor.

 


AM Colab enviado por Davi José.


TOPTOP 2023: Os Melhores Lançamentos da Música Cristã de 2023 – Apenas Música #28 Apenas Música

O ano ainda era 2023, e a gente se reuniu mais uma vez para falar gravar o podcast mais clássico da podosfera cristã, Os melhores Lançamentos do Ano. Tudo bem que já estamos no ano seguinte, mas não poderíamos deixar de registrar essa conversa e compartilhar com vocês.PARTICIPANTES:AlessonCharlesDeividGuilhermeJoão DiasTiago AugustoNOSSAS REDES:InstagramFacebookTwitter BANDAS CITADAS NESSE EPISÓDIO:MAURO, Leonardo Gonçalves, Kirk Franklin, João Mano, LUZOUT, Rosa de Saron, Corrina, Derek Webb, Tanlan, Coletivo Candieiro, Tripe Lee, Hylvey, NF, Third Day, Lauren Daigle, Victory, Amy Grant, Leeland, Extol, Mxpx, Flyleaf, Lacey Sturm, Smokie Norful, Elevation Worship, Trio Tris, Tobymac, Bride, Broke FraserMÚSICAS CITADAS EM SUA ORDEM DE APARIÇÃO:0) Lauren Daigle – New1) MAURO – Forma2) Leonardo Gonçalves – Só Tenho a Ti3) Kirk Franklin – All Things4) João Mano – Sem Tecidos5) LUZOUT – Entrego Tudo6) Victory – Glory Hour7) Rosa de Saron – Solte as Mãos / Faça Valer8) Marcos Almeida – Paciência9) Corrina – Too Much10) Derek Webb – A Thief In The Night11) Tanlan – Cantai ao Senhor12) Coletivo Candieiro – Arrastão13) Trip Lee – Glory14) Hulvey – Altar15) NF – Hope16) Third Day – Sky Falls Down17) Lauren Daigle – Salvation Montain18) Amy Grant – Lead me On / Trees We'll Never See19) Leeland – Still Migthy20) Lacey Sturm – Reconcile21) Smokie Norful – I Still Have You22) Elevation Worship – Praise23) Trio Tris – Expresso Paraíso24) Tobymac – Christmas Hits DifferentCONTATO:Para entrar em contato com a gente, comentar sobre esse episódio, sugerir um assunto ou qualquer coisa parecida, envie um e-mail para: [email protected]ÇÃO E EDIÇÃO: https://apenasmusica.com.br
  1. TOPTOP 2023: Os Melhores Lançamentos da Música Cristã de 2023 – Apenas Música #28
  2. ATHOS 2 – Apenas Música #27
  3. DC TALK: 25 anos de Supernatural – Apenas Música #26
  4. Uma conversa com Verboemcarne – Apenas Música #25
  5. Judeu Marginal – Apenas Música #24

Sobre o Autor

Posts Relacionados