maxresdefault (1)

 

Muitas pessoas até hoje se perguntam por onde anda Lucas Souza.

Em 2013 foi anunciado pelo próprio Lucas o encerramento das atividades da banda e ainda vejo muitos de seus fãs se perguntando “por que Lucas Souza não continuou?”. O que muitos não sabem é que em 2012 Lúcio Souza (integrante da banda, irmão de Lucas Souza, compositor de muitas músicas junto a ele e produtor musical de um de seus discos) já estava lançando seu primeiro álbum intitulado “Claridão”. Este álbum contou com a participação do Lucas Souza nas composições e melodias. Lucas Souza já mantinha esse trabalho paralelo junto a seu irmão e parceiro Lúcio Souza que é produtor musical, multi-instrumentista, cantor, compositor e intérprete, hoje mais conhecido como SILVA.

Assim como Os Arrais (cantores irmãos que compõem letras de músicas juntos) Lucas Souza Silva e Lúcio Souza Silva fazem essa parceria desde a infância. Antes, Lúcio Souza compunha com o irmão em sua carreira na música cristã contemporânea, e agora Lucas Souza compõe com seu irmão em sua carreira como cantor da Nova Música Popular Brasileira. Os irmãos da simplicidade nas letras como “Estrela da Manhã” conquistaram o coração de muitos admiradores da nova cena musical brasileira com canções ainda mais simples e mais poéticas. SILVA, como já mencionei antes, lançou em 2012 o álbum Claridão que contém 12 faixas muito caprichadas!

Todo o trabalho do SILVA é indiscutivelmente caprichado. Deixando de lado a música cristã contemporânea e esbanjando delicadeza e espiritualidade imersas em letras e tons eletrônicos, as faixam envolvem qualquer amante de boa música. E é impossível não perceber a influência das letras da Lucas Souza Banda nos atuais trabalhos dos irmãos SILVA, que, na faixa Claridão (o então título do álbum), destaca: “Deus é riso e hoje tem luar, tem Claridão”. Criatividade é o que não falta aos irmãos SILVA que em 2014 lançou Vista Pro Mar, um álbum ainda melhor e mais belo (acho que empata com Claridão!) Um álbum mais cristão do que se pode imaginar. Perceba a continuação da simplicidade nas composições de Lúcio Souza Silva (SILVA):

QUEBRA E REFAZ – LUCAS SOUZA BANDA
(Lúcio Souza)

Acima de toda razão
Acima dos céus
Olhando pra nós
Com graça e perdão
Ó Deus do meu ser
Ó meu Deus tu és

Perto e mais perto eu estou
Tua voz satisfaz
Quebra e refaz
O meu coração
Renova a canção
Sim, tão perto estás

Quão perfeito Senhor
Quão gracioso esplendor
És a luz a brilhar
A pedra angular

Quão grande e eterno Rei
Libertou-me da lei
Graça eterna e real
Não há outro igual

ENTARDECER – SILVA

Eu vi
O sol fazer a curva
Riscou
Tingiu de rosa o entardecer

Aqui
Não haverá desculpa
Firmou
Só temos que reconhecer

O que há de ser
Sim, será
E essa luz vem descrever

Riscou no céu
Desse mar
Vem pra perto perceber

Pra nós
Não é questão de sorte
A tarde é um caminho
Remando no destino
Desse lugar

O que há de ser
Sim, será
E essa luz vem descrever

Riscou no céu
Desse mar
Vem pra perto perceber

Sol baixou, elevou você
Sol baixou, elevou você e eu assim

Entardecer é uma composição de Lúcio e Lucas (Álbum Vista Pro Mar 2014) que hoje deixaram o Souza e assumiram o SILVA, já pra deixar de lado essa coisa do gospel. Lucas Souza também continuou sua simplicidade nas composições, só que ainda mais humano e mais poético. A letra e a melodia de “CANSEI” (Álbum Claridão 2012) foi escrita e feito totalmente por ele.

EU QUERO IR – LUCAS SOUZA BANDA
(Compositor: Lucas Souza e Lúcio Souza)

Eu quero ir onde olhos não alcançam
Onde as mãos jamais tocaram
Eu quero ir

Eu quero ir onde o sol não se apaga
Onde o amor não se acaba
Eu quero ir

Há um caminho mais alto
Há um amor mais profundo
Há um destino traçado que me leva a Você

Eu quero ir onde a paixão não vai embora
Onde a esperança não se esvai
Eu quero ir

Eu quero ir onde a canção não terminou
Aonde a chama é sempre acesa
Eu quero ir

Há um caminho mais alto
Há um amor mais profundo
Há um destino traçado que me leva a Você

Eu quero ir
Eu quero ir
Eu quero ir
Ahhh..ahhh

CANSEI – SILVA
(Compositor: Lucas Souza Silva)

Cansei de ser eu mesmo
Me deixa ser você
A vida não perdoa
Quem quer se reescrever

Cansei dessa rotina
Já não ouço o mesmo som
Cansei desse negócio
De tentar ser bom

Cansei dos meus retratos
Da falsa sensação
De ter você por perto
E não seu coração

Não me olhe desse jeito
Retoque seu batom
A sua vaidade
Faz parecer tão bom
Faz parecer tão bom
Faz parecer tão bom

Cansei dos mesmos rostos
Dessa repetição
Me deixa ser o centro
Da sua distração

Cansei dos inquilinos
Da minha solidão
Olhar você dormir
Não é compensação

Cansei da velha ideia
De segurar você
A reta do inseguro
Acaba na tv

Me entregue este controle
Me entregue a alma então
Amor você parece
Disco arranhado em vão
Pura repetição
Disco arranhado em vão
Pura repetição
Pura repetição

Lucas Souza é conhecido também por regravar a grandiosa canção “Cada instante” da banda Vencedores por Cristo, no disco Doxologia (2007) a canção ficou ainda mais bonita. Na faixa “Quando Jesus estendeu a Sua mão” quem assume o vocal é o Lúcio Souza (até então apenas tecladista da banda). O disco todo é regravação de hinos antigos, coisa mais bonita de se ouvir.

O melhor vocês não sabem, a banda que acompanhava Lucas Souza em seus 10 anos de carreira, está ativa desde o início do ano passado. A banda assumiu o nome de uma das faixas do álbum Cidade do Amor, lançado em 2009. A banda Cidade Acesa está ativa continuando o trabalho de levar a mensagem cristã através das canções maravilhosas de Lucas Souza. Você que deseja acompanhar o som dos caras, é só acessar o facebook da banda aqui.

SILVA está entre os cantores (e bandas) talentosos e despretensiosos como Crombie, Mahmundi, Lorena Chaves, Palavrantiga e tantos outros, que fazem música porque amam música. E é por isso que a música desses cantores são tão poéticas, humanas e feitas com sentimento. O primeiro disco da Banda Palavrantiga, intitulado “UM” foi todo produzido por Lúcio Souza, o SILVA. Será que é por isso que o disco é tão perfeito?

Conheça o álbum Claridão, você vai gostar.

Vista Pro Mar é simplesmente maravilhoso pra você ouvir quando chegar em casa após um dia de trabalho, ou ainda, no melhor ambiente para relaxar, em frente ao mar, basta dar o play para que você se sinta em pleno culto adorando a Deus. O divino está na música de qualidade!

SILVA já dividiu o palco com a Céu, Julieta Venegas, Fernanda Takai, o Lulu Santos e o rapper Don L. Continua compondo, mudando, inovando e ganhando espaço e sucesso no POP NACIONAL. Seu mais recente trabalho realizado como intérprete anda deixando todos os seus fãs com o coração ansioso, pois ele regravou várias faixas da carreira da cantora Marisa Monte que vai ao ar no Canal Bis em breve, sem data confirmada por enquanto.

Conta pra gente, você já conhecia o som do Lucas Souza? do SILVA? e da banda Cidade Acesa? O que achou do texto?

Dá o play aí e sente o divino aqui com a gente… no Apenas Música!

 

  • daltonwd

    Ótima estreia Jennifer!
    Estive me perguntando por onda andava o Lucas Souza e encontrei pouca informações sobre o paradeiro dele na internet. Ele está no Brasil ou foi embora? Que bom que você trouxe algumas informações. Eu sempre acompanhei o trabalho do Lucas, era uma mas melhores bandas brasileiras, até estive na gravação do DVD. O som dele ainda faz falta. Agora vou acompanhar a carreira do irmão dele, ainda não ouvi nada.
    Abraços!

    • Oi Dalton, obrigada! Que legal, eu acho que tem bastante gente perguntando dele e por conta disso acabei escrevendo sobre a trajetória dele e do Lúcio. Eu queria escrever mais algumas coisas mas o texto ficaria muito extenso. Você esteve na gravação do DVD do Lucas Souza? Que máximo!!! Você é fã mesmo! Eu também acho que o som dele faz falta, mas eu diria que não terminou, pois a continuação está contida no trabalho do SILVA, só que de uma forma mais poética e universal! Isso aí, ouça mesmo! Mas ative o botão POESIA, você vai curtir muito! Valeu demais, cara! Abração!

  • Muito bom o post Jennifer, bem vinda ao Apenas Música!

    Confesso que nunca fui muito fã do Lucas Souza, porém tem um álbum dele que me marcou muito, que foi o Cidade do Amor, nesse trabalho ele conseguiu fazer algo que eu não encontrava a muito tempo, é um rock/worship de muitíssimo bom gosto, mas depois dele eu não ouvi muita coisa, só uns ao vivos e tal, mas fico feliz por ele ter continuado e agora estar trabalhando com seu irmão. Gostei dos dois álbuns dele ai, a pegada é bem diferente, mais moderna, mas é muito boa!

    • Obrigada Deivid! Tô amando esse cantinho aqui. Pois é, questão de gosto eu acho! Nem todo mundo curte mesmo! Eu amo o trabalho do Lucas Souza, mas quando tem o palpite do Lúcio eu amo mais! hahaha! Como foi no Cidade do Amor, que o Lúcio produziu. Enfim, que bacana seu comentário e que bom que cê curtiu os álbuns do SILVA!

  • Melina D

    eu gostei mais de claridão. E ainda achei que o áudio ficou um pouco a desejar no 2º álbum. às vezes não entendo o que o Silva tá cantando, sendo necessário pegar o encarte pra ler. De qualquer forma, ainda sinto falta dessa parceria na versão Lucas Souza e Banda. Cidade do amor é sensacional.

    • Oi Melina! O Lúcio disse em entrevista que o Claridão é um álbum mais melancólico e que o Vista Pro Mar é um álbum mais alegre. Acho interessante isso. E não sei dizer exatamente de qual eu gosto mais… eu gosto de tudo do SILVA! Hahahaha! Pode ser melancólico, pode ser alegre, pode ser o que for, hahaha. Dá uma segunda chance pro Vista Pro Mar! :’) Cidade do Amor é sensacional mesmo! Meu preferido da banda Lucas Souza. Tu já ouviu ele cantando Cazuza? Aquela música…. “Mais feliz”! Aff, amo muito a versão feita por ele! Obrigada pela leitura!

      • Melina D

        eu gosto. tenho os 2 CD’s originais rs]
        Okinawa é lindo de viver
        só prefiro, de um modo geral, Claridão :3

  • Alesson Gois

    Botou pra torar hein, moça! Seja muito bem-vinda! Quanto ao trabalho dos Silvas, também sou daqueles que acharam “Cidade do Amor” sensacional e o restante deixam para lá. Certa vez assisti uma apresentação do Lucas aqui em Recife e achei sofrível. Sai na metade do show. Nada contra, mas o que importa é ele continuar honrando a Deus e se sentir feliz com o que faz. 🙂

    • Jennifer Solange Dias

      Aê, obrigada Alesson! “Cidade do Amor” é o meu disco favorito também. Nunca fui a um show do Lucas Souza e confesso que eu não sei se curtiria porque eu não curto muito “show gospel”, rs, mas gosto muito do trabalho deles e concordo totalmente com o que você disse. :’)

  • Brenda Holanda

    Menina, como eu tava por fora disso! Adorei o post, parabéns. Também nunca fui muito fã do Lucas Souza e Banda, gosto de poucas músicas deles. Sobre o Silva: nunca parei pra ouvir tudo, mas o que já escutei me fez parar tudo por ser muito bom! Agora vou ouvir com mais atenção (:

    • Jennifer Solange Dias

      Oi Brenda (minha irmã se chama Brenda, hehe). Eu amo a trajetória do Lucas Souza e do Lúcio Silva porque eles não se prenderam a um estilo só. Isso ai! :’) Escuta! Espero que curta tanto quanto eu! Beijão

  • Taiza Lima

    só conheci o lucas souza e banda há três semanas e fiquei super triste por não poder ir a um show, já que a banda acabou. a qualidade das letras do Lucas é incrível. Amo Crombie, Lorena e Marcos almeida. vou dá uma ouvida no Silva. nas musicas da Lorena, do Paulo e do Felipe (Combrie) e do Marcos é possível ver de forma mais clara embora digamos “metafórica” Deus e uma espiritualidade cristã. é como se eles cantassem o dia a dia de uma pessoa que é cristã e religiosamente ativa. já no mahmundi essa conexão com o altíssimo é mais velada. pelo que entendi o Silva segue por esse linha do mahmundi. posso estar enganada. vou dar uma escutada apesar de não gostar muito do estilo do mahmundi.

    • Jennifer Solange Dias

      Oi Taiza! Acho que o que eu queria ressaltar no texto (e que talvez eu não tenha conseguido) é que através da poesia a gente pode enxergar a beleza das coisas, porque através da poesia a gente consegue ser mais humano, porque poesia é também reflexão sobre nós mesmos. E as músicas da Banda Crombie, do Marcos Almeida, da Mahmundi tem muito disso. E do Silva com toda certeza! Gosto muito da trajetória do Silva porque ele não se prendeu a um estilo só. Ele muda constantemente, como a vida né. Eu acho que a Mahmundi tem o estilo do Silva mesmo, mas escuta, quem sabe você curte o som. :’) E principalmente a poesia das letras! Beijão

      • Jorjão Nina

        Jennifer, à julgar pelo vídeo do Silva pra música ‘Feliz e ponto’, você acertou: ele ficou mais humano… À ponto de desprezar o Divino. Triste.

  • Leninha

    Sou grande fã de ambos, Lucas e Lúcio, e me corta o coração pensar que talvez eles tenham se afastado de Deus. Você sabe o que aconteceu ? Amo o trabalho atual que eles fazem, mas me entristece pensar nisso.

  • Rafael Neri

    Infelizmente a historia real nao é essa, o contexto poetico e romantico ate pode ser, mas a verdadeira face daquilo que a materia traduziu como “Silva” infelizmente e amargo e mais sem sabor que o feu…Espero que meu amigo Lucas Sousa se encontre.Fiquem na paz

    • Fellipe Mello

      Ola Rafael Neri, gostaria de ter curtido o tempo do Lucas Souza quando compositor com canções bem cristãs. oque andei lendo é que ele se entristeceu com o que hoje é o movimento Gospel/evangélico no país, por isso terminou com a carreira e com a banda. É verdade isso??/ poxa ele veio aqui em Belém/Pa em 2010…uma pena nao ter ido no evento.

      obrigado e paz.

      • Jennifer

        Oi Fellipe! Dessa história eu tbém não sei. Acho que o que o que eles queriam passar no novo som que fizeram e estão fazendo é que a espiritualidade pode estar em canções tbém conhecidas como não-cristãs, mas que na verdade revelam muito mais de Deus do que muito disco gospel por aí. Esse é meu jeito de ver e ouvir. Obrigada pelo comentário. A paz.

    • Jennifer

      Oi Rafael! Por que você acha que a história real não é essa?
      Amém, fique na paz tbém! ^^

    • Dom

      Rafael, vc se refere ao divórcio do Lucas Souza de sua esposa e casamento com outra mulher? Ou ao Lucas ter passado a defender publicamente as bandeiras lgbt, supostamente por ter em sua família alguém que se assumiu gay?

    • Daniel Alves Machado

      mano que tristeza no nosso coração de quem cresceu ouvindo lucas souza durante a juventude e tocando na igreja, aprendendo com a canção e com o olhar sobre Deus de devoção e entrega que havia em cada letra. Sei, a historia não é essa, não existe nada cristão no trabalho atual. Pelo que sei, do cristianismo, sobrou um bocado de aversão. Pra mim sobra uma angustia em ver morrer a banda mais linda que eu conheci na minha vida.

      • Farley Elisiario

        os dois primeiros Albuns do Lucio (SILVA), Claridão e Vista pro Mar eu gostei. Letras lindas e etc.. Esse terceiro…Tristre viu..apologias a drogas, sexo..

    • Andre Silva

      Muito triste por uma galera com tanto pra compartilhar e ‘errar o caminho’.
      No clip da música Feliz e ponto ( https://www.youtube.com/watch?v=l-rpWQId_-g ) dá pra ver um pouco pra onde os Silvas então caminhando. Poligamia, bissexualidade, maconha no mesmo clip…
      Não foi só uma mudança de estilo musical ou trabalho. Que Deus seja com eles.
      Fico com os trabalhos antigos como referência.

      • osvaldorafael

        Cara, dá uma tristeza ver isso aí, que lixo esse clipe!
        Pra quem conheceu eles no começo (Capturado e Caminho de Revolução) nunca imaginaria que chegariam a este ponto. Por isso tenho pé atrás com essa galera que diz ser cristão mas faz “arte” pra todos. Jesus já disse não tem como servir dois senhores, ou você é amigo do mundo ou amigo de Deus (Tiago 4:4), os dois não dá, são valores diferentes. Não sei se é verdade o que o pessoal comentou aqui, mais se for, espero sinceramente do fundo do meu coração que eles encontrem lugar pra arrependimento.

  • Diego Montenegro

    Essa história está estranha, ouço (leio) muitas coisas por ai. Foi bom ler isso, ouvir esse som que estão fazendo e tal… Ok, mas como Cristão o mais importante pta mim é saber a verdade… O Lucas se desviou?

    Ps. O Som do SILVA ta lindo, mas ainda me preocupo em saber se realmente eles ainda são cristãos! Alguém sabe me dizer?

    • Daniel Alves Machado

      Desviou totalmente cara, infelizmente .. ouço que nem cumprimentar seus amigos cristão ele faz. evita e foge.

      • Farley Elisiario

        :O sério?

  • Diego Montenegro

    O Lucas não tem mais nenhuma rede social?

  • leo4214 .

    Na minha opinião o Silva não canta nada. É um excelente compositor, mas para cantar é uma negação. E é uma pena o rumo que o Lucas Souza tomou, está enterrando um dom que Deus lhe deu, e ele sabia fazer como ninguém. Alias os dois estão enterrando seus dons de servir a Deus. O Lucas era um cantor muito avivado e influente, tinha muito a contribuir com essa geração que tanto precisa de Cristo. Espero que Deus toque esses dois e voltem para o caminho que eles realmente mostraram excelência, que é servir a Deus, foi para isso que eles nasceram e deixaram isso se perder.

  • leo4214 .

    Na minha opinião o Silva não canta nada. É um excelente compositor, instrumentista e produtor, mas para cantar é uma negação. E é uma pena o rumo que o Lucas Souza tomou, está enterrando um dom que Deus lhe deu, e ele sabia fazer como ninguém. Alias os dois estão enterrando seus dons de servir a Deus. O Lucas era um cantor muito avivado e influente, tinha muito a contribuir com essa geração que tanto precisa de Cristo. Espero que Deus toque esses dois e voltem para o caminho que eles realmente mostraram excelência, que é servir a Deus, foi para isso que eles nasceram e deixaram isso se perder.

  • Cleberson Freire

    O som do Lucas Souza era maneiro antes dessa maconha toda com irmão dele atualmente…
    =_=’

  • Welton Oliveira

    O gospel cansa, acho que cansa até Deus! Tiraram a poesia, a sabedoria e criatividade, fomentaram formatos para determinar qual é “música pra Deus”, mas os ouvidos viciados e iludidos da grande massa não entendem decisões como a dos irmãos ai, lutar contra um sistema religioso e desfigurar suas canções a Deus para agradar o bolso e gosto de doutores da lei que falam como se fossem o DJ pessoal de Deus, e ninguém percebe esse crime, só eles sabem o qual longe da Cruz estavam ficando, fico feliz que assumiram sua poesia musical e dedicam a vida e ao autor da vida e principalmente porque é o tipo de canção que não se canta em meio aos religiosos e sim aos corações que precisam de Cristo e o sopro gentil do Santo Espírito.

  • Welton Oliveira