1 – Relient K – MMHMM (2004)


Relient k - MMHMM

É o quarto álbum da carreira do Relient K e sem dúvidas é o meu álbum preferido deles. Letras espetaculares, arranjos e músicas para ouvir da primeira até a última, sem pular nenhuma. Esse álbum vem para mostrar que eles não queriam ser apenas mais uma “bandinha” de punk rock no cenário, vieram para ser referência, e usando de influências das mais vertentes musicais, conseguiram atingir todo tipo de público.

 

2 – MxPx – Panic (2005)

mxpx panic

Não é um dos clássicos da banda como foram “Life in General” ou “Teenage Politics“, mas foi um dos álbuns mais bem produzidos da banda, com uma sonoridade incrível e uma pegada eletrizante que vai do começo ao fim do CD. Sem falar da participação especial do Mark Hoppus da banda Blink 182 na música “Wrecking Hotel Rooms”.

 

3 – Slick Shoes – Slick Shoes (2002)

Slick Shoes - Slick Shoes (2002)

Esse é o 4º trabalho da banda, e sem dúvidas é um dos álbuns mais completos deles. Variando entre o Punk Rock “seco” e o charmoso Pop Punk do final da década de 90. Destaque para a música “Alone”, que foi a música que me apresentou a banda.

https://www.youtube.com/watch?v=M96bxbe7IMk

 

4 – Dogwood – Building A Better Me (2000)

Dogwood - Building A Better Me (2000)

Esse é o 5º álbum da Dogwood, uma das maiores bandas que o punk cristão já teve notícias. Esse trabalho foi lançado em 2000 e em 2001 recebeu o prêmio San Diego Music Award, como melhor álbum de punk rock do ano. Dúvidas de porque ele merece estar nessa lista?

 

5 – Paramore – All We Know Is Falling (2005)

Paramore - All We Know Is Falling (2005)

É o álbum de estreia da banda, e apesar de não ser uma banda propriamente de punk rock, esse primeiro álbum ainda trás bastante influência do punk e do pop punk. O único representante com vocal feminino na lista. Merece ser destacado, pelas letras, pelas músicas e pela importância do lançamento para a banda, que ainda era formada por adolescentes e já alcançou a 30ª posição na Billboard’s Heatseekers Chart.

 

6 – Sick of Change – These Shattered Lives (2001)

Sick of Change - These Shattered Lives (2001)

Esse é o segundo e último álbum da banda que infelizmente encerrou suas atividades no início de 2002. A Sick of Change nunca chegou a alcançar o “mainstream” onde bandas como Relient k e MxPx já estavam, mas eles foram responsáveis por lançar 2 dos melhores trabalhos do punk rock melódico do cenário, muitos dizem que eles estavam a frente do seu tempo (no contexto punk rock), indicado para fãs de bandas como “No Use for a Name”, “NOFX” e  “Pennywise”.

 

7 – Relient K – The Anatomy Of The Tounge In Cheek (2001)

Relient K - The Anatomy Of The Tounge In Cheek (2001)

Foi o álbum que estabeleceu de vez a banda como uma das maiores referências no punk rock/pop punk cristão, abrindo portas também no cenário secular, mesmo com letras confessionais. Nesse álbum temos alguns dos maiores hits da banda até hoje, como: “Pressing On”, “Those Words Are Not Enough” e “Sadie Hawkins Dance”.

 

8 – Flatfoot 56 – Knuckles Up (2004)

Flatfoot 56 - Knuckles Up (2004)

Punk Rock + Gaita de Fole. Isso já é motivo suficiente, sem mais.

 

9- 7-10 Split – The Stars Have Fallen (2002)

7-10 Split - The Stars Have Fallen (2002)

7-10 Split é uma daquelas bandas que tinha tudo para estourar, mas não aconteceu. Nesse álbum de 2002 eles fazem um ótimo punk rock com boas referências ao pop mas sem ser pop de mais, sempre tendendo mais pro punk hardcore. Letras confessionais do começo ao fim, um bom vocal melódico e guitarras bem construídas com uma bateria veloz. Uma banda que tinha muito mais para oferecer do que muitas outras que acabaram assinando com gravadoras grandes e se tornando conhecidas no cenário, vai entender.

 

10 – FM Static – What Are You Waiting For? (2003)

FM Static - What Are You Waiting For (2003)

FM Static talvez seja da lista, a banda que vem fazer a maior ponte transitória entre o punk rock propriamente dito e o pop punk que influenciou tantas e tantas bandas do ano 2000 para frente. Quis citar esse álbum aqui pois ele teve um papel muito importante no cenário cristão, sendo um dos percussores desse punk com fortes traços de pop e ska, apesar de hoje a banda não ser referência no estilo e nem mesmo ter mantido esse estilo nos álbuns que lançou depois.

 

Como essa lista é pessoal e não tem o mínimo objetivo de ser uma lista completa que contemple todo o cenário de décadas de história do punk rock cristão, não se sinta ofendido caso aquele álbum favorito seu não esteja aqui, deixa o nome dele nos comentários que a gente inclui ele no post com prazer. =)

  • Marcos Vinicius Neval

    Dava pra incluir algum do Amber Pacific, embora seja meio Ska

    • Amber ta mais pra pop punk mesmo, mas é uma banda menos conhecida, mas é muito boa tbm.. o Ranking que fiz é mais com base em gostos pessoais e com relevância de mercado, por isso tem Paramore que nem é punk rock, e nem todos os álbuns ai são de fato os mais clássicos de cada banda. Mas valeu a dica!

  • Punk Protestante

    Ola, to passando pra deixar o link das musicas da banda protestantes ( Punk rock cristao de minas gerais) Pra quem quiser da uma conferida.

    http://www.mediafire.com/download/i575w51fg44wwdd/2004+Protestantes.rar

  • Vitor Hugo Garcia

    Gosto e conheço quase todas essas bandas, sou fã do Dogwood e Relient K, mas uma banda que me marcou muito, com punk rock, ska e metais, sem dúvida foi o Five Iron Frenzy, pra mim umas das melhoras bandas que já ouvi, inclusive as seculares.