Os 10 melhores álbuns nacionais de 2017 – por Deivid Ramon

Melhor parte do ano é lembrar o que mais escutamos durante esses 365 dias. Muita coisa boa passou por aqui, e pretendo de forma bastante resumida e até mesmo um pouco superficial elencar os 10 melhores álbuns nacionais que ouvi em 2017. Não fechei essa lista somente a artistas cristãos pois  a meu ver, no final das contas, existem apenas 2 tipos de música, as boas e as ruins.

Segue o baile:

Os Arrais - Rastros e Trilhas

Os Arrais – Rastros e Trilhas

10. Os Arrais – Rastros e Trilhas

No começo da lista mas não menos importantes, Os Arrais apareceram esse ano para manter presença no cenário com um belo e modesto EP. Letras como sempre muito interessantes e aquele folk característico da dupla.

Destaques: Ele é, De onde vem a paz

 

 

Amaranto

Amaranto

9. Amaranto – Amaranto e Orquestra de Câmera de Ouro Preto

Esse trio mineiro sempre teve lugar cativo na minha biblioteca. E depois de muito tempo sem lançar nada, essas 3 talentosíssimas meninas me surpreenderam com um CD/DVD gravado em conjunto com a Orquestra de Camera de Ouro Preto. Um trabalho excepcional contendo características peculiares daquilo que a música mineira tem de melhor para oferecer. Altamente recomendado.

Destaques: Olhos Virados, Curumim

 

Paulo_César_Baruk_e_Leandro_Rodrigues_-_Piano_e_Voz_2_-_2017

Paulo César Baruk – Piano e Voz, Amigos e Pertences 2

8. Paulo Cesar Baruk – Piano e Voz, Amigos e Pertences 2

Foi um dos grandes álbuns da música cristã brasileira esse ano. Cheia de nostalgia com releituras que merecem ser lembradas. Fizemos um review desse álbum que você pode conferir com mais calma aqui.

Destaques: Deixa Tudo, Não tenhas sobre ti, Quebrantado, Deus eterno

 

 

 

 

Ego Kill Talent – Ego Kill Talent

Ego Kill Talent – Ego Kill Talent

7. Ego Kill Talent – Ego Kill Talent

O ano de 2017 foi muito interessante para os caras da Ego Kill Talent, esse álbum trouxe muita visibilidade para a banda. Um álbum de rock matador, é tudo que posso dizer sobre esse item. Pesado, elétrico, bem construído, bem pensado, boas letras, enfim, todos ingredientes necessários para ser bem lembrado ao final do ano.

Destaque: Heroes, Kings and Gods, Just to call you mine

 

Resgate_-_No_Seu_Quintal_-_2017

Resgate – No Seu Quintal

6. Resgate – No seu quintal

O álbum mais controverso da melhor banda de rock cristão do Brasil não poderia ficar de fora. Controverso pois pelo que percebi na recepção da grande maioria do público, não era bem isso que eles esperavam. Mas o álbum ficou muito bom, apesar do espanto. Confira nosso review aqui.

Destaque: No Seu Quintal, O Solitário, Porque você não sai

 

 

Affonsinho - Certeza?

Affonsinho – Certeza?

5. Affonsinho – Certeza?

Mais um lançamento que me trouxe muita alegria foi o “Certeza?” do guitarrista e compositor mineiro Affonsinho, um álbum super agradável como todos os que ele já lançou, cheirando a Clube da Esquina com fortes influências de blues e rock.

Destaque: Certeza?, Saber Gostar

 

 

stenio-marcius-preludio-para-o-deus-homem

Stênio Marcius – Prelúdio Para o Deus Homem

4. Stênio Marcius – Preludio para o Deus homem

Stênio Marcius é um poeta nato e não decepcionou em 2017. Prelúdio ao Deus Homem é um álbum repleto de poesia, bíblia cantada e canções que nos levam a introspecção e nos faz querer orar. Recomendadíssimo.

Destaques: Para Onde Iremos, Teu Nome

 

 

 

ryco_ayade_atravesso

Rico Ayade – Atravesso

3. Rico Ayade – Atravesso

Não tenho muito a acrescentar sobre esse trabalho, tudo que você precisa saber já foi dito aqui e aqui. Se ainda não ouviu, não perca tempo.

Destaques: Atravesso, Olha Esse Rapaz

 

 

 

Scalene – Magnetite

Scalene – Magnetite

2. Scalene – Magnetite

Um álbum denso, é a primeira palavra que me vem a mente quando lembro de Magnetite. Letras repletas de conteúdo, cada palavrinha, cada significado. Foi um dos heróis do rock nacional esse ano, sendo premiado com uma janela no palco principal do Rock in Rio.

Destaque: Extremos Pueris, Distopia

 

 

Vocal Livre - Por Toda Terra

Vocal Livre – Por Toda Terra

1. Vocal Livre – Por Toda Terra

Acabei conhecendo esse grupo somente em 2017 e muito por acaso enquanto perambulava pelo Deezer. Já falamos mais sobre eles aqui no AM e não vou fazer você perder mais tempo aqui, corre lá e confere nossa análise completa. O que posso dizer é que foi um dos álbuns nacionais que mais me marcaram esse ano, por isso está aqui nessa posição. Recomendo.

Destaques: Por Toda Terra, Eu Poema, Eles Se Amam

 

 

Menção Honrosa: O nostálgico e maravilhoso álbum do Novo Som – 25 Anos

  • Thiago Fermorais

    Dessa lista, só ouvi Paulo Cesar Baruk – Piano e Voz, Amigos e Pertences 2 que achei sensacional e Rico Ayade – Atravesso, que me deixou sem palavras para descrever essa preciosidade!