Seguindo a onda de álbuns acústicos comemorativos, a Banda Resgate dos até então “Bispos Roqueiros” não ficou para trás. Resgate Acústico foi gravado na Sede Renascer Copan em meados de 2001, o álbum Resgate Acústico Ao Vivo trouxe regravações em versão acústica dos maiores sucessos dos álbuns anteriores, e também contou com mais 2 músicas inéditas, “Lucifeia” e “Água Viva”.

A banda Resgate sempre foi uma banda de muita tradição no meio do Rock Nacional, é uma das poucas que nunca mudou sua formação (com uma pequena exceção para o Dudu Borges, tecladista que produzia a banda, entrou e saiu rápido). E nessa época eles ainda eram membros ativos da Igreja Renascer em Cristo, inclusive cada um deles era Pastor/Bispo de uma igreja em São Paulo.

A produção artística e musical do álbum são uma questão a parte, o álbum foi produzido pelo Dudu Borges, que hoje é um dos maiores produtores da música sertaneja no Brasil. O álbum passa uma ideia meio Jazzística/Classic Rock/Bar Americano/Social-Luz Baixa, os arranjos são de certo modo simplistas e certeiros com muitos pianos, violões e instrumentos clássicos de sopro e cordas.

Algumas músicas sofreram modificações nos arranjos e até mesmo na sequência lírica como acontece em “Daniel”, “Ele Vem”, “Solidão” e “Rock da Vovó”. Já em outras faixas como “Acusador”, “Antes”, “Infinitamente Mais”, “Em Todo Lugar” e “O Nome da Paz”, apesar do fundo Orquestrado, mantiveram a mesma linha melódica onde até os arranjos, introdução e solos são os mesmos das versões originais, eles apenas converteram as músicas do modo elétrico convencional para o modo acústico. Não é que essas versões tenham ficado ruins, na verdade ficaram muito boas nessa nova versão, mas não foi uma mudança muito drástica como acontecia normalmente nos outros álbuns acústicos que já falamos aqui anteriormente.

O lançamento do trabalho se deu em CD e VHS pela gravadora Gospel Records e vendeu mais de 100 mil cópias. Ambos já estão fora de catálogo a muitos anos e são tidos hoje como material raro da banda, dificilmente você vai encontrar esse álbum para comprar em alguma livraria, e recomendo fortemente que você compre mais de um quando encontrar.

Nos registro de VHS do álbum é possível ver no final alguns erros de gravação, onde eles precisam repetir algumas músicas. Quem já teve oportunidade de participar da gravação de um álbum ao vivo sabe bem como é, se é ao vivo mesmo, nem sempre as coisas saem como combinado, e a gravação se estende por horas e horas. Se é de uma banda como Resgate, problema nenhum em acompanhar algumas músicas mais de uma vez, não concordam?

As faixas desse álbum são as seguintes:

1- Rock da Vovó
2- Acusador
3- Antes
4- Daniel
5- Infinitamente Mais
6- Água Viva
7- Em Todo o Lugar
8- O Jantar
9- O Nome da Paz
10- Solidão
11- 5:50 AM
12- Palavras
13- Ele Vem
14- Lucifeia

 

  • Reinor Gomes

    Eu curti muito, cheguei até gravar do VHS de um colega meu, mas…. perdeu-se em uma das tentativas de fazer uma maquina do tempo com o aparelho de video.