Novo Som - Ao Vivo Capa

Novo Som – Ao Vivo Vol.1

Se você também viveu o auge da música cristã nos anos 90, você provavelmente já curtiu, em algum momento você cantou alguma música deles, ou pelo menos ouviu na rádio, em algum lapso de memória você tem a voz de Alex Gonzaga gritando “CANTA RIO SAMPA!!!” ou “SÓ VOCÊS!!!!“, estou errado? Não responda (rsrs).

Pois bem, voltando com a nossa série de “Grandes álbuns Ao Vivo da Música Cristã Brasileira”, vamos falar de uma das maiores bandas que o Pop/Rock cristão já teve notícias no Brasil, vamos falar de Novo Som.

Nesse post não vou me aprofundar nos detalhes da banda e muito menos nas polêmicas em que eles se envolveram, vamos deixar isso para uma próxima oportunidade. Aqui quero falar um pouco do álbum “Ao Vivo Vol.1” lançado em 1994 e gravado na casa de shows “RIO SAMPA” na cidade do Rio de Janeiro.

Esse disco conta com os maiores sucessos dos primeiros 4 álbuns lançados anteriormente e vem para carimbar de vez o nome da banda como um dos mais importantes conjuntos musicais da música cristã até então.
O trabalho foi lançado pela “NS Records” e trás consigo toda a emoção necessária para um bom álbum ao vivo: Interação com o Público, espaço definido para solos e improvisações e alguns novos arranjos para músicas antigas.

Por mais “metaleiro” que você possa se considerar hoje, é impossível não reconhecer que Alex Gonzaga tem o seu lugar no entre os melhores e mais versáteis vocalistas do Brasil, principalmente para o som que ele se propõe a fazer. Sem falar do seu carisma e presença de palco. Podemos até dizer que para a época e o contexto da música cristã no Brasil, o Novo Som surgiu como um “super grupo”,  pois conta com músicos de altíssimo nível reconhecidos tanto no meio “gospel” como no meio “secular”.

Nesse trabalho a todo tempo temos as chamadas para os solos individuais de cada um deles; Mito e Ney nos teclados, Natinho na guitarra, Lenilton (compositor da maioria das músicas da banda) nos baixos e o grande Geraldo Abdo na batera. Há quem diga que o Novo Som seja o nosso Roupa Nova pela similaridade melódica de algumas canções e pelo formato da banda, de modo geral.

Infelizmente não existe registro em vídeo para esse show de 1994. O que aconteceu foi que em 1997 a banda fez um show de lançamento do álbum “Meu Universo” que em 2005 foi lançado em VHS/DVD como “Ao Vivo no Imperator”, e em 1999 eles gravaram o “Ao Vivo Vol.2” em Vitória/ES, também sem registro em vídeo.

Destaque para as músicas “Passaporte” que conta com um solo surpreendente de bateria, “Jesus Cristo Vem” com sua pegada disco/rock cheia de metais, “Acredita” que foi um dos hits que mais tocaram nas rádios na época, “Autor da Verdade” que também tem um conjunto de metais bem construído, e por fim, fechando o álbum,”Para Sempre” que provavelmente é a música mais conhecida da banda até hoje, quase um hino para os fãs de Novo Som.

 

novo som banda

Novo Som

A relação completa das músicas do show:

  1. Abertura / Passaporte – 07:08
  2. Jesus Cristo Vem – 04:22
  3. Viver e não Sonhar – 04:46
  4. Acredita – 05:54
  5. É Assim – 04:16
  6. Eu e Você – 03:39
  7. Elo de Amor – 05:51
  8. Autor da Verdade – 02:30
  9. Pra Você – 04:43
  10. Certeza da Vitória – 05:25
  11. Deste Sentido ao Meu Viver – 03:57
  12. Para Sempre – 05:09

Sobre o Autor

“A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias.” ― G.K. Chesterton

Posts Relacionados

  • Alesson Gois

    Cara, esse disco é ducaramba! Muito swing e baladas insanas. Além do tipo roupa nova, sinto toques de ed motta no trabalho desses caras.