ternooo

O cristão poético sabe que a luta que ele vive é contra si mesmo. E é por isso que ele sofre em silêncio, entre palavras e lágrimas. O cristão poético sabe que sua leitura diária de poesia é dose de conhecimento, e sabe, principalmente, que o conhecimento sempre conservará a sua alma. Um exemplo de cristianismo poético é a banda Ternoesaia. A banda Ternoesaia (não somente em relação à vestimenta, mas ao que está interiorizado na banda; ternura, simplicidade, mansidão e doçura), não deseja exibir a si mesma, mas sim a personalidade de Cristo. A personalidade de Cristo é: A fidelidade, a prudência, a temperança, a coragem, a justiça, a generosidade, a compaixão, a misericórdia, a gratidão, a humildade, a simplicidade, a pureza, a doçura e acima de todos esses dons do Espírito, o amor.

O próprio nome da banda é capaz de destacar a personalidade de Deus: Ternoesaia (Ternura e doçura). Eles não pregam a si mesmos, mas a mensagem de Cristo através da música, que é dom de Deus.

A canção “Lâmpada” por exemplo, se refere ao Salmo 119: 105, e é transformada num poema musical muito mais simples e bonita, notem:

Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra
Luz para os meus caminhos
Caminho tranquilo
Estreito porém colorido
Caminho contigo, meu amor

Simplicidade (dom do Espírito Santo) é o que notamos nessa canção.

A canção “Torta”, a meu ver e escutar, se refere a uma canção que todos nós cristãos já cantamos no grupo das crianças quando éramos meninos, notem:

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta

E essa canção também tornou-se ainda mais especial em “Torta” da banda Ternoesaia:

Tortamente torta
Tem alguém pra endireitar minha vida
Um toquinho teu já mudaria toda a minha linha
Tortamente torta
Tem alguém pra endireitar minha vida…
Um toquinho teu já mudaria toda a minha linha.

A canção “Amanhã” se refere à Eclesiastes 2:17 (NTLH):

Por isso a vida começou a não valer nada para mim: ela só me havia sido ilusão, eu apenas havia corrido atrás do vento. 

Note e escute a Palavra de Deus agora na poesia da canção:

Sobre a areia eu fiz a minha vida inteira,
E o vento que passou levou, não queira ver o que ficou
Meu amor, correr atrás do vento não trará o tempo que passou
Sim, veja meu amor, correr atrás do vento não trará o tempo que passou
Procuro uma rocha, pra construir a minha casa,
Me cansei dessa poeira preciso descansar.

A banda Ternoesaia prega, a todo momento, a mensagem de Cristo muito amavelmente através de suas músicas que muito falam também sobre nossas angústias humanas. Isso é lindo. Isso é louvável. Isso engrandece o nome do Senhor Jesus Cristo. O cristão poético carrega em si a simplicidade e todos os demais dons do Espírito porque o seu coração é puro como de uma criança. Portanto, o cristão poético herdará o Reino de Deus, diz a Palavra.

Ainda sobre cristianismo poético, acrescento o recente trabalho do cantor Lúcio Silva (mais conhecido como SILVA). No disco”Júpiter” é possível perceber um poema de Drummond que diz: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. Esse poema é notado na canção “Feliz e ponto”. Portanto, o cristão poético sabe que sua alma espontaneamente e confiantemente se alegra no Senhor. O Cristão poético carrega sua cruz e segue a Cristo, mas se alegra em suas promessas, que entre elas está a que mais desejamos:

A VIDA ETERNA.

No amor de Cristo,
Jennifer.

Sobre o Autor

Posts Relacionados

  • Guilherme

    Puro e Simples ^^ Curti .

  • Matheus Motta

    Ótima análise sobre essa banda tão especial! Só uma observação… quando você cita o SILVA, gosto muito das músicas dele, mas assistindo o clipe dessa música “Feliz e Ponto” ouso discordar que seja uma obra cristã.