O ska é um estilo muito divertido, porém bastante peculiar; quem gosta, gosta muito, e quem não gosta, detesta. Mas nós sabemos que existem boas bandas de ska no meio cristão e resolvemos fazer uma lista para você que deseja se aventurar nesse meio e não tem nenhuma referência ou não sabe nem por onde começar.

 

 

Five_Iron_Frenzy-Upbeats_And_Beatdowns-WEB-1997-COURAGE_INT

Five Iron Frenzy

 

Five Iron Frenzy (também conhecida como Five Iron ou FIF) foi uma banda ska cristã formada em Denver, Colorado em 1995 e desmembrada em 2003. As influências da banda vêem do ska e punk rock. A banda assinou contrato com a gravadora 5 Minute Walk em 1996 e permaneceu na gravadora por nove lançamentos. Dois outros álbuns foram lançamentos independentes e um outro pela Asian Man Records. A banda sempre ficou por trás dos holofotes, apesar da sua criatividade e qualidade música e lírica.

 

 

The Dingees

The Dingees

The Dingees é uma banda formada por membros das bandas Demon Hunter, The O.C. Supertones, e Project 86; é como se fosse um projeto de “fim de semana” que nunca apareceu muito, mas sempre esteve presente. Eles fazem um Ska com muitas pegadas de hardcore e surf music. O som é muito bom, as vezes me lembra a boa fase do Charlie Brown Jr. Em geral o som da The Dingees é descompromissado com o mercado, só sai o que dá vontade de tocar mesmo. A banda já lançou 4 álbums, Armageddon Massive (1998), Sundown to Midnight (1999), The Crucial Conspiracy (2001) e Rebel Soul Sound System (2010).

 

 

Flight 180

Flight 180

Flight 180 foi uma banda de ska e swing revival da Califórnia, formada em 1998. Eles lançaram apenas 2 álbuns; Crackerjack de 1998 e o Girls and Boys  de 2001, logo depois eles  resolveram encerrar as atividades. Apesar de seu tempo curto de vida, o trabalho deles merece ser conferido, deixaram boas músicas para esse cenário tão escasso de bandas cristãs de Ska e Swing.

 

The Insyderz

The Insyderz

The Insyderz é talvez a representante mais punk da nossa lista. Banda formada em 1996, acabou e depois voltou em 2005, já lançaram 9 álbuns de estúdio e continuam na ativa com tudo. A banda faz questão de expressar sua fé em suas letras e o som é literalmente uma mistura muito bem humorada de Ska e Punk Rock. É um dos grandes nomes do cenário.

 

 

 

 

Supertones

The O.C. Supertones

The Orange Country Supertones, também conhecida como The O.C. Supertones, é uma banda cristã de ska formada em Orange Country, Califórnia; é a principal banda do gênero no meio cristão, e não é atoa, eles já lançaram 10 álbuns de estúdio e participaram de mais de 30 compilações das mais variadas possíveis. A banda pertenceu ao cast da Tooth & Nail por muito tempo, depois mudaram para a BEC Recordings e depois do hiato de 2005 a 2010, eles são hoje uma banda independente. Provavelmente se você chegou aqui procurando bandas de Ska cristãs, você já conhecia os caras do Supertones.

 

 

Squad Five-O

Squad Five-O

Squad Five-O é uma banda cristã de Ska-punk da Georgia. Eles começaram a carreira em 1997, aposentaram as guitarras em 2006 e tiveram um tímido retorno em 2012, mas andam sumidos dos palcos e da grande mídia hoje em dia. A banda lançou 5 bons álbuns, 2 pela BulletProof Records, 2 pela Thooth & Nail Records e mais um pela Capitol Records em 2004, que foi o último trabalho deles até então.

 

Mojo and October Light

Mojo and October Light

Mojo and October Light é o resultado de alguns experimentos feitos pelo Matt Morginsky, que era o líder da Supertones. A banda começou com o nome de Mojo & the Info, e em 2009 acabou se juntando a uma banda da Croacia chamada “October Light” e ai ficou “Mojo and October Light”.

 

A Billion Ernies

A Billion Ernies

De todas a bandas citadas nessa  lista, A Billion Ernies é a banda mais inovadora de todas elas, além do ska como item principal da receita, eles misturam muitas influências de Jazz, Hardcore e até Metal em suas músicas. O som é bastante divertido, e os metais, característicos de toda boa banda de Ska, são bem expressivos e vivos em suas músicas. Uma pena que sejam tão desconhecidos. Quem gosta de Móveis Coloniais de Acajú vai se identificar facilmente com A Billion Ernies.

 

The W's

The W’s

Saindo um pouco da ala punk do ska, vamos terminando nossa lista com uma outra vertente do ska (ou seria o ska uma vertente?). The W’s é uma banda cristã de ska que adora misturar swing revival e jazz em suas músicas. Foi uma das bandas que mais se destacaram no meio da industria da música cristã nos EUA, por ser uma das primeiras e uma das poucas que se arriscavam por esse estilo musical. As letras são bastante irreverentes e cheias de charadas, sem deixar de refletir os valores bíblicos que a banda sempre assumiu, sendo uma banda declaradamente cristã. A The W’s teve uma vida curta, de 1997 a 2000, com apenas dois álbums lançados, o Fourth from the Last (1998) e o Trouble With X (1999).

 

The Deluxtone Rockets

The Deluxtone Rockets

Seguindo a mesma linha de som da The W’s, temos a The Deluxtone Rockets, banda que nasceu em 1996 e tinha uma proposta bem mais punk do que eles apresentam nos seus álbuns que foram lançados assim que eles assinaram com a Tooth & Nail Records, onde eles começaram a misturar cada vez mais swing revival e jazz em suas composições. A banda lançou 2 álbuns: The Deluxtone Rockets(1999) e Green Room Blues (2001). Em 1999 eles sairam em uma compilação de Natal pela BEC Records e em 2009, após uma reunião, escaparam algumas demos do que seria um novo trabalho, mas até hoje não tivemos mais notícias deles.

 

 

 

  • Alesson Gois

    Ampliando a lista:

    Make Up Your Mind (que agora se chama Draw The Parade)

    https://youtu.be/Jnvf1YrGlLM

  • Alesson Gois
  • isaac-sky

    Skaaaaaaaaaaaa!

    Excelente! Vale observar que a Five Iron Frenzy voltou à ativa faz algum tempo, se não me engano.